• Celini Equipamentos

    Lavador de Gases

    Engenharia do meio ambiente

  • Celini Equipamentos

    Lavador de Gases

    Engenharia do meio ambiente

  • Celini Equipamentos

    Lavador de Gases

    Engenharia do meio ambiente

Lavador de Gases ou Vapores

Lavador de Gases

Lavador de Gases ou Vapores

Lavador De Gases Sistema De Exautao

Lavador de Gases ou Vapores

Lavador de Gases

Lavador de Gases ou Vapores

Instalação Da Tubulação

Lavador de Gases ou Vapores

Sistema De Exaustao

Lavador de Gases ou Vapores

Instalação Do Sistema De Exaustao

Lavadores

Os lavadores de gases são equipamentos utilizados para a absorção de gases ou vapores. A absorção é uma transferência de massa de fase uma fase gasosa para uma fase líquida. Ela consiste na transferência de um componente (absorbato) presente em fase gasosa (gás de arraste) para um líquido (absorvente). Mais especificamente, no controle de poluição do ar, a absorção envolve a remoção de um contaminante gasoso de uma corrente gasosa por sua dissolução em um líquido. A absorção é um processo de transferência de massa que se dá devido a uma diferença de concentração entre os meios presentes. Esta transferência ocorre até que continue havendo diferença de concentração nos meios envolvidos. Entretanto, o equilíbrio não é tão facilmente atingido, uma vez que a diferença de concentração depende da solubilidade do soluto (KHAN e GHOSHAL,2000; MME, 1997;SCHIRMER e LISBOA, 2004).

Princípio: Os gases efluentes passam através de absorvedores (lavadores) que contém líquidos absorvedores que removem, tratam ou modificam os poluentes.

Eficiência de Remoção – depende:

  • Tempo de Contato;
  • Concentração do meio absorvente;
  • Velocidade de reação entre o absorvente e os gases;
  • Coeficiente de transferência de massa.

Lavadores tipo Torres com enchimento: Constituem-se de um cilindro preenchido com material de enchimento (suporte) sustentado tanto no topo quanto na base de modo a permitir a separação das fases.

O preenchimento é geralmente feito de carbono, cerâmica, vidro, plástico, teflon, aço.

inoxidável e outros materiais. Algumas das formas comercialmente disponíveis são as selas Berl e Celenox, os anéis de Raschig, anéis Cross-partition, anéis de Pall e Lessing, e o enchimento Cannon. Existem variações no tamanho destes suportes. Em geral, materiais de enchimentos com tamanho inferior a 2,5 cm (1 in) são usados em torres com menos de 30cm de diâmetro; materiais de enchimentos inferiores a 3,8 cm (1,5 in) para torres com menos de 91cm de diâmetro e preenchimentos com tamanho superior a 5 cm (2 in) são usados em torres de diâmetro superior a 91 cm.

Torre de pratos: Este tipo de absorvedor não apresenta grelhas (suporte) ou qualquer tipo de enchimento, mas furos distribuídos uniformemente nos pratos que o constituem. O número de furos, sua forma e arranjo varia de acordo com a coluna, mas eles têm frequentemente 3 mm (1/8 in) de diâmetro. Neste caso, o gás em ascensão promove uma resistência à passagem do líquido (descendente) de forma a manter um acúmulo em cada prato onde há um contato entre as fases. O nível de líquido no prato é função tanto do fluxo da fase líquida quanto da gasosa. É necessário manter pratos com tamanho e número de furos consistentes de modo a manter uma altura de líquido equilibrada em cada prato.